sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Casa Cor 2011 - Ed Vasco

As finas leitoras já sabem que também adoramos arquitetura e decoração, né?! Aliás tudo que envolve estética nos agrada muito! Desde o dia 30 de setembro está rolando em Salvador mais uma amostra Casa Cor. Este evento acontece na Bahia desde 1995 e conta com a participação de arquitetos, decoradores, paisagistas locais. Ligadíssima neste evento e todas as novidades em torno deste, umas das coisas mais legais foi saber que entre os arquitetos que se destacaram em 2011 está Ed Vasco que é de Feira de Santana-Ba!!
Assim, fui entrevistá-lo para conhecer ainda mais seu trabalho e para que ele revelasse às finas e frescas com maiores detalhes a sua inspiração para criar um ambiente com tanta brasilidade.



















Apostando na simplicidade, Ed Vasco, apresentou uma decoração mais cotidiana e até mesmo retrô, inspirada nos anos 50, com a utilização de combogós e a predominância da cor azul bebê e portas com mais de 4m de altura que remetem a nosso passado, aos casarios e solares antigos. Esta área possui também uma mini horta, que encanta a todos que visitam. 
Para o arquiteto, aconchego é mais que uma palavra de ordem em seus trabalhos. A proposta de Ed Vasco é que seus ambientes tenham uso e não pareçam, somente, capa de revista, mas que as pessoas se sintam a vontade. E ainda aconselha " Não tentem copiar casa de revista, aquilo é uma bobagem...".






















Num papo bem descontraído, Ed revela seu interesse por moda, pois para ele a moda antecipa tendências que vão estar na decoração, na música, cinema...  "Moda é espelho de vida, de viver...assim com a arquitetura e decoração." 
Vocês devem imaginar como foi delicioso nosso papo, né?! Pois realmente não levei como uma entrevista, mas como uma conversa descontraída sem grandes formalidades, até porque de frescura, já basta, né?! E posso afirmar que a palavra moda esteve a todo instante...



Para constatar que Ed Vasco é realmente antenadíssimo nas tendências de moda, quem é que não nota uma pegada Color Blocking neste ambiente, heim?! E o vintage, com as gaiolas decorativas? O próprio pavão é um show a parte, harmonizou por completo o ambiente e claro que revela uma inspiração bem ousada de Ed.







"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça..." A brasilidade é visível nesta decoração tanto pelo uso de nossas cores patrióticas (amarelo e verde), bem como a utilização de louças com folhagens e abacaxis. Eu fiquei apaixonada pelo lustre com um material que, para mim, lembra gengibres.

Apesar de ser bem atrevido, Ed Vasco assume uma postura mais cotidiana de uma arquitetura mais próxima do cliente, e essa simplicidade é notória com os materiais utilizados por ele.

Falando mais sobre sua profissão e seu trabalho ele revela o compromisso em adequar a decoração à vontade e às necessidades do cliente, afirmando que essa parceria só dá certo se houver uma cooperação de ambos. E concordando com o que sempre defendemos aqui no Blog é possível, sim, decorar "gastando pouco", utilizando-se de produtos artesanais, roupas de cama que podem ser encontradas nas lojas de departamento, por exemplo.

Painel geométrico inspirado no artista plástico Athus Bulcão.


E claro que não sairia de lá sem saber dele qual foi a sua motivação, a sua inspiração para criar este ambiente, qual mensagem ele quis passar. Ed Vasco, acompanha as amostras Casa Cor há um bom tempo não só na Bahia, mas também Rio e São Paulo, e assim percebeu que as pessoas ficavam intimidadas com tanto luxo e ostentação, mesmo sendo voltado a um público de visitação das classes A e B, e por isso teria criado um ambiente mais despretensioso, bem humorado, astral, assim como o povo brasileiro.


E para os futuros arquitetos, graduandos ou para quem ainda sonha com essa carreira, ele manda seu recado que serve também para qualquer profissão que se queira:

" Ame o que você faz e faça com paixão, quem faz só por dinheiro, vira um burocrata. Procure o seu caminho, queira, deseje, a pessoa tem que querer, pra mim é muito bacana fazer o outro feliz, essa é diferença, entre a pessoa que tem sucesso e a que não tem; é esse querer fazer e fazer com alegria."


Tentei fazer um post legal sobre essa entrevista maravilhosa e espero que tenham gostado!
Para quem se instigou com essa entrevista, a amostra Casa Cor estará até o dia 20 de novembro! Corram...


2 comentários:

  1. Nossa Karol,Vale o verbo inventado: PERFEITO MAIS QUE PERFEITO. O post foi nitidamente escrito por quem ama arquitetura, moda e arte de um modo geral, meus sinceros parabéns! a vontade que dar é sair correndo falar com esse arquiteto. obrigada pelo momento de puro prazer!
    Alê.

    ResponderExcluir
  2. Nossa...obrigada, Alê, pelo elogio. Fico muito feliz e agradecida!
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário!

Fina Frescura. Tecnologia do Blogger.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2011 Fina Frescura, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena