Essas três palavras populares entre os amantes de cultura oriental têm seu significado desconhecido para muitos brasileiros. Por esse e outros motivos (que contarei em breve) vim através do Fina esclarecer um pouco desse mundo otaku. Vou aproveitar o termo otaku para iniciar nosso dicionário.
No Japão, a palavra otaku é utilizada para designar um fã de qualquer coisa, mas aqui no ocidente ela é usada para designar um fã de mangás e animes. Anime é o termo utilizado, no Japão, para nomear qualquer desenho animado, japonês ou não. Aqui no mundo ocidental, utilizamos a palavra anime para nomear os desenhos animados made in Japão. O anime, por sua vez, pode derivar de um mangá. Mangá no Japão é uma revistinha em quadrinhos ou HQ, e (por irônia haha) aqui no ocidente usamos para nos referir a quadrinhos no estilo japonês.
No vídeo acima, você pode ver como é a leitura de um mangá, que como alguns sabem, não é do modo convencional. Veja o vídeo e entenderá.
Okay, mas e como esses animes invadiram o Brasil? Não sei ao certo como, por isso aconselho que se você tiver interesse, procure sobre isso no nosso querido Google. Posso adiantar que desde de pequenos nós convivemos com os animes. Boa parte dos desenhos animados que assistimos quando crianças eram animes ou foram inspirados em animes. Aqui vão alguns exemplos de aberturas (que eu lembro e que fizeram parte da minha infância)...
Abertura épica de Dragon Ball Z -
"meu compromisso é sempre, venceeeeeeeeeeer".
Não resisti enquanto escrevia esse post e cantei muito haha
Não poderia faltar, já que a maioria das pessoas que conheço são fãs de Pokémon.
-
Naruto é um dos animes mais famosos atualmente.
Muitas crianças hoje estão começando a ser otakus por conta desse anime.
-
Nossa gentem, são muitos animes... Se for pra eu colocar os mais famosos e queridos, terei que fazer umas três postagens! Pra fechar a sessão aberturas, uma das mais fofas *o*
-
Own *-----* As mina pira no Yukito-san!
-
O próximo termo a ser esclarecido é visto por alguns com estranhamento. Costumo pensar que cosplay é a arte de se fantasiar, isso porque são tantos personagens com características diferentes que o cosplayer é praticamente um ator. Se você não entendeu nada, vamos lá... Cosplay é a abreviação de "costume play", que consiste no fã do anime, filme, série ou até mesmo jogo, se fantasiar com seu personagem preferido e agir como ele, sendo quase que uma versão real do personagem. Aqui vão alguns cosplays muito bons (ou não) que achei pela internet.
-
Annie - League of Legends Creeper, galinha e personagem - Minecraft -
Jiraya Sensei- Naruto Natsu e Lucy - Fairy Tail -
Misa - Death Note Princesas da Disney
-
Orochimaru - Naruto Heróis da Marvel
-
Katarina - League of Legends Mestre Kame - Dragon Ball Ahri - League of Legends
-
Heróis da Marvel Aang - Avatar
-
Wolverine - Marvel Player, porco e creeper - Minecraft
-
Morrigan - Darkstalkers
Mr. Satan - Dragon Ball
-
Mario e Luigi
-
Kakashi, Zabuza e Sasuke - Naruto
-
Jessie e James da Equipe Rocket - Pokémon
-
Pain - Naruto
-
Para finalizar, deixo um recado para todo mundo. Primeiramente eu gostaria que as pessoas pesquisassem sobre o que é tudo isso antes de julgar os cosplayers como estranhos. Ser cosplayer é um hobby, um passatempo. Se seu filho chegar para você dizendo que quer fazer um cosplay, dê a ele espaço para explicar o que é isso e porque ele quer fazer.
O motivo dessa minha postagem é apresentar aos leitores um pouco desse meu mundo de ser otaku, já que em breve farei meu primeiro cosplay e postarei todo o processo de confecção aqui no blog.
Bom pessoas, é isso aí. Aguardem mais postagens com a hashtag #universoasiático ^^
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário!